Additional Pages
Custom Links
Connect With Us
MD Recursos Humanos | Vaga de Emprego | Chapecó | Mulheres x mercado de trabalho
15941
post-template-default,single,single-post,postid-15941,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,side_menu_slide_from_right,footer_responsive_adv,qode-theme-ver-9.2,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive

Mulheres x mercado de trabalho

Mulheres x mercado de trabalho

O mercado de trabalho passou por grandes avanços nas últimas décadas, mas alguns desafios ainda estão presentes quando o assunto é a presença das mulheres no mercado de trabalho. Isso porque a igualdade ainda não faz parte da realidade da maioria.

Com o passar dos anos, a fatia do mercado de trabalho ocupada pelas mulheres aumentou. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), menos de 14% das mulheres tinha emprego nos anos 1950, e o último censo mostra que esse número passou dos 50%.

Hoje muitas mulheres no Brasil sustentam suas famílias, trabalham em diferentes áreas do mercado e possuem os seus próprios planos de carreira. Além disso, elas estão em constante busca por mais qualificação para conseguir vagas de emprego melhores e com mais benefícios.

Antigamente, era muito mais comum ver determinadas profissões serem exercidas apenas por homens. E isso ainda é uma realidade em algumas áreas, porém as maiores desigualdades estão ligada ao lugar ocupado por homens e mulheres na hierarquia das empresas e a desigualdade salarial entre mesmos cargos.

Mesmo já sendo maioria em algumas profissões, os homens ainda prevalecem nos cargos mais altos. Segundo dados do IBGE, apenas 41,8% dos cargos gerenciais são ocupados por mulheres.

Em uma reunião do grupo G20 (composto pelas 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia) foram estabelecidas metas para a redução da desigualdade de gênero. Até 2025, o Brasil precisa reduzir a diferença entre homens e mulheres em 25%. Se todos os países cumprirem o acordo, quase 190 milhões de mulheres vão passar a fazer parte do mercado de trabalho e 5,8 trilhões de dólares serão injetados na economia mundial.

Grande parte das conquistas das mulheres no mercado de trabalho se deve ao maior nível de qualificação que possuem em comparação com os homens. Por isso, não deixe de continuar a investir na sua educação e capacitação profissional para alcançar o sonhado emprego.