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5 itens para um currículo que chame a atenção do recrutador

5 itens para um currículo que chame a atenção do recrutador

Seis segundos, em média, é o tempo que os analistas de Recursos Humanos levam para ler os currículos recebidos todos os dias, segundo a Harvard Business Review. Por esse motivo, se você não chamar atenção nesse tempo, é bem capaz que seu documento vá parar no arquivo.

O modelo de currículo é um documento que contém dados de sua educação, experiência profissional, títulos adquiridos, cursos, especialidades e realizações profissionais, estruturado em um formato adequado ao seu perfil profissional e/ou tipo de vaga desejada.

A maioria dos cargos exige que os candidatos enviem um currículo como parte do processo de candidatura. Em alguns casos, também é exigida a carta de recomendação de um trabalho anterior ou de um professor/tutor, por exemplo, para ingressar em programas de estágio ou trainee.

Imagine que o currículo é seu cartão de visitas na empresa. Uma espécie de “anúncio de autopromoção” que resume tudo o que você já estudou e suas experiências, ou seja, uma parte fundamental para sua candidatura.

Em muitos casos, seu currículo é o primeiro documento analisado sobre você e serve de triagem pra determinar quem será chamado para as próximas etapas do processo de seleção. Portanto, é uma verdadeira “primeira impressão” — motivo pelo qual é importante dedicar tempo e esforço ao desenvolvimento e manutenção de um currículo atualizado e preciso.

O objetivo de um currículo

Encare seu currículo como uma importante ferramenta de Marketing para sua imagem. Sendo assim, mesmo que seja um modelo simples, esse documento precisa demonstrar que você:

  • é empregável;
  • atende ao cargo e tem os requisitos desejáveis pela organização;
  • tem as qualificações e educação esperadas pela empresa;
  • adquiriu a experiência necessária e desenvolveu as habilidades certas;
  • tem o nível de profissionalismo ideal para o trabalho.

Com isso, a primeira coisa a se ter em mente é que seu currículo deve ser consistente, conciso, ter informações claras e ser fácil de ler para ter eficácia. Além de um conteúdo relevante, ele precisa ter uma formatação adequada (tamanho e tipologia das fontes, negritos, itálicos, cor do papel, no caso de impressos, margens etc.).

 

Como escolher o formato ideal do currículo para cada vaga?

Com a chegada da era digital, o mercado de trabalho se renovou bastante, e algumas práticas tradicionais foram ou vêm sendo abandonadas. A primeira delas é a forma como os profissionais apresentam seus currículos.

Na internet mesmo, você vai encontrar vários sites que oferecem modelos de currículos gratuitos para baixar. A grande vantagem desses materiais é que eles vêm com uma formatação básica que ajuda muito na parte visual.

Mas antes de sair preenchendo modelos de currículo prontos, é importante que você saiba por que os escolheu. Por isso, precisa saber para quem está mandando e o que deseja mostrar. Por exemplo, um profissional que envia seu currículo para uma empresa de Marketing Digital, Arte & Design –– que naturalmente tem um caráter inovador –– não tem o mesmo perfil de outro candidato dedicado a profissões tradicionais, como Enfermagem.

Por isso, é essencial escolher um modelo de currículo que seja capaz de transmitir ao máximo seus elementos profissionais e pessoais. Pense no seu currículo como uma ferramenta de vendas: ela apresenta você, seu histórico de trabalho e suas habilidades pra potenciais empregadores.

Mesmo que você esteja iniciando sua carreira profissional, e naturalmente tenha uma bagagem de informações mais limitada, não tenha medo de inovar. Afinal, sempre vai haver uma empresa que se interessará pela sua trajetória. Basta ter profissionalismo e demonstrar seriedade, até mesmo em formatos de currículo mais modernos.

 

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