27 mar As 7 competências pessoais mais buscadas por empresas na hora da contratação
A maioria das pessoas, quando se candidatam a uma vaga de emprego, tendem a dar mais destaque para suas competências técnicas, que geralmente podem ser definidas e medidas de forma objetiva. Porém para mostrar que você é o candidato ideal para a vaga é preciso mostrar que você também possui as competências comportamentais mais valorizadas pelas empresas.
Confira algumas delas:
- Trabalho em equipe
Trabalhar em conjunto com os outros colaboradores e estar sempre disposto a ajudar, faz com que as metas sejam alcançadas com maior sucesso.
- Flexibilidade
Pessoas que conseguem se adaptar a qualquer situação, são confiáveis para entregar o que deve ser entregue, mesmo nas condições mais adversas.
- Comunicação eficaz
Saber se comunicar é primordial para praticamente todo tipo de trabalho. Essa competência inclui saber se expressar, saber ouvir e sinalizar quando algo está saindo do eixo.
- Aptidão para resolver problemas
Independente da profissão, a capacidade de resolver problemas com desenvoltura é sempre uma das competências mais importantes e procuradas por empregadores.
- Aceitar feedback
Receber um feedback, mas também aplicar o que ouviu para promover seu desenvolvimento profissional é importante para evoluir na carreira e ajudar a empresa a atingir seus objetivos.
- Autoconfiança
Profissionais que têm autoconfiança e capacidade reconhecida inspiram a confiança de colegas, chefes e todos que fazem parte do seu trabalho.
- Pensamento criativo
A capacidade de encontrar soluções ou alternativas para tudo é imensamente valorizada pelas empresas porque impulsiona a inovação e aumenta a eficiência.