
27 nov As redes sociais têm sido cada vez mais utilizadas em contratações
Além das ferramentas convencionais utilizadas para o processo de recrutamento e seleção, o uso da tecnologia está ganhando espaço no mercado corporativo. As redes sociais têm sido cada vez mais utilizadas em contratações feitas globalmente, pois, além de permitir maior interação entre o candidato e a empresa, são úteis não somente para o recrutamento passivo, como também para o recrutamento ativo dos recrutadores e gestores, que, por meio de suas conexões, podem divulgar as vagas e também buscar ativamente os profissionais adequados.
Além da facilidade de divulgação e buscas, por meio de sites e ferramentas hoje é possível que qualquer candidato, em qualquer lugar, concorra a uma oportunidade ofertada pelo mercado em igualdade de condições, independentemente de sua proximidade física com a empresa, via entrevistas e testes/avaliações online.
O avanço do big data, do recrutamento virtual, de buscas por geolocalização, sem falar nas redes sociais e profissionais, com papéis-chave nesse processo. As consultorias que fizerem o melhor uso dessas tecnologias, sem perder a parte humana necessária para avaliação de executivos, com certeza sairão na frente.