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Como coordenar equipes com diferentes gerações

Como coordenar equipes com diferentes gerações

O líder à frente de uma equipe diversificada tem em suas mãos a possibilidade de otimizar a sinergia do grupo através da valorização das habilidades individuais dos colaboradores

A entrada cada vez mais expressiva da geração Y e o desligamento tardio de profissionais mais experientes da geração X evidenciam uma realidade do mercado de trabalho: a junção de gerações e os desafios de gerir equipes com perfis e habilidades tão diferentes.

Neste cenário, em que integrantes de duas e às vezes até três gerações convivem e interagem por um mesmo objetivo, buscar o equilíbrio requer do líder um exercício constante de maturidade, flexibilidade e perspicácia. Se por um lado as diferenças de gerações e perfis podem gerar conflitos, por outro, há uma riqueza imensurável na troca de experiências, ideias e atitudes.

As relações de trabalho vêm apresentando novas configurações, especialmente no que tange ao perfil dos profissionais que compõem os ambientes e o mercado de trabalho, disputado por quatro gerações distintas de trabalhadores:

Tradicionais

Baby Boomers

Geração X

Geração Y

Todas elas competem por posições nas empresas tendo, cada uma atitudes, expectativas, hábitos e comportamentos diferentes.

Compreender essa diversidade e minimizar os possíveis conflitos tem sido um dos grandes desafios enfrentados pelos gestores que buscam criar ambientes cooperativos que estimulem os indivíduos a coordenar esforços, compartilhando informações com vistas ao alcance dos objetivos organizacionais.

Mas e quando os colaboradores perdem o controle?

Quando seus colaboradores perdem o controle, consequentemente há perda de produtividade na empresa. Isso pode ser o suficiente para trazer declínio nos seus resultados e retrair habilidades importantes para o crescimento do negócio, como entusiasmos, criatividade e força de vontade.

Para ajudar você e evitar que o estresse e a baixa produtividade no ambiente de trabalho, causado por faíscas de mau relacionamento entre funcionários, se transformem em mais um incêndio para apagar em sua empresa, selecionamos 7 dicas.

1- Aprenda a ouvir, depois a falar

O princípio aplicado nos manuais de etiqueta também é eficiente para aplacar conflitos no trabalho em equipe. Aprender a ouvir significa aprimorar o potencial de comunicação e desenvolver a habilidade que preza pelo direito de expressão dos outros.

É importante deixar o outro falar sem emitir críticas, ironias ou fazer interrupções. Aliás, em vendas, nós sempre salientamos: ouça mais e fale menos. Por que não aplicar o mesmo princípio no relacionamento com os colegas?

2- Atenha-se ao fato concreto

Geralmente, os conflitos entre funcionários acontecem porque há uma disputa por prevalecer uma opinião sobre outra, desvirtuando-se do fato que interessa.

A dica é repensar o roteiro do problema e ater-se apenas aos fatos, para fugir de pontos de vista meramente pessoais.

Antes de se envolverem em discussões, os funcionários, devem, portanto, ater-se a dados numéricos e fatos sobre o assunto abordado.

Um bom sistema de CRM pode ser uma excelente maneira de acabar com discussões, usando-se seus dados e a famosa frase: contra fatos, não há argumentos.

3 – Aposte na equipe como solução do conflito

Há divergências que podem até aumentar a produtividade e a criatividade de uma equipe. Deste ponto de vista, o ideal é enxergar esse movimento de conflito como uma maneira do grupo evoluir.

Evidentemente, isso deve ser monitorado para que se mantenha no campo da competição saudável e da busca de novas soluções inovadoras, principalmente em tempos de crise, o que sempre pode gerar diversidade de opiniões.

Se as coisas esquentarem, o líder deve intervir.

4- Procure soluções, não culpados

Outra falha muito comum é a busca de culpados por algum erro ou desempenho geral abaixo do esperado.

Antes de apontar o dedo para alguém, o correto é descobrir uma solução para o problema, seja por meio de treinamentos, conversas pessoais, coaching, aquisição de novos softwares, mudança de planejamento e tantas outras providências às quais o gestor da equipe deve estar sempre atento.

5- Às vezes é preciso interferência de fora

Reconhecer quando os envolvidos não resolverão problemas mais graves de conflitos no trabalho em equipe já é um passo para trazer soluções. Neste caso, líder pode convocar a interferência de um especialista para para conseguir uma solução abrangente e duradoura.

6- Respeitar soluções em conjunto

Assim que a resposta a um problema for encontrada, ela deve ser aceita por todos. A partir de então, os envolvidos devem colocar a solução em prática para o bom desempenho da empresa.

Esta é uma regra que pode ajudar muito a prevenir conflitos e agilizar o gerenciamento de sua equipe: depois que um plano foi traçado e metas definidas, chega de discussões sobre o assunto. Mas, é claro, sempre é possível alertar o líder, com fatos e dados, se os resultados não estão saindo como planejado.

7- Use a tecnologia a favor da colaboração em equipe

Sistemas colaborativos de gestão de equipes podem ajudar muito a evitar conflitos, pois as comunicações ficam documentadas, a informação é transparente e flui com mais facilidade, além de proporcionar dados e números, que podem dirimir qualquer dúvida que possa existir.

E isso não se resume a sistemas de CRM, principalmente os SaaS (comercializados como serviços pagos por assinatura mensal) e mais usados pelas equipes de vendas e marketing, mas outros aplicativos e ferramentas online também podem ser usadas por sua empresa com o objetivo de melhorar o relacionamento dos colaboradores, veja dois exemplos:

Trello: é um aplicativo com uma versão gratuita usado para gerenciar equipes e fluxos de trabalho. O time fica conectado ao aplicativo, recebe as tarefas com todos os detalhes e informações necessárias e as concluem conforme o prazo determinado. É muito visual e intuitivo, permitindo um controle ágil das atividades.

Slack: Assim como o Trello, o Slack é uma ferramenta com uma versão gratuita para comunicação entre equipes. Os funcionários da empresa podem se reunir em uma sala virtual e interagirem no mesmo ambiente, entrar em salas de bate-papo, conversar pelo chat e ter suas conversas arquivadas.

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