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Comunicação assertiva: colaborador é o elo entre a entrega da essência de sua empresa e a necessidade do seu cliente

Comunicação assertiva: colaborador é o elo entre a entrega da essência de sua empresa e a necessidade do seu cliente

Você sabia que para que a sua empresa atinja os seus objetivos e cresça no mercado é preciso que, primeiro, exista uma boa comunicação interna? É verdade! E para isso existe a comunicação assertiva, um método que representa a capacidade que os gestores e demais colaboradores possuem de transmitir de forma clara, respeitosa e simples mensagens e seus objetivos. Assim, os colaboradores e ouvintes terão clareza do que é esperado deles, de forma a “vestirem a camisa” e entregarem a missão da empresa ao mercado externo.

Contudo, desenvolver esse tipo de comunicação dentro de uma organização não é algo rápido e fácil de se fazer. Por isso, listamos algumas dicas para você iniciar:

  • Escute o que os demais colaboradores estão falando;
  • Pense o que você precisa informar e fale de forma direta e objetiva;
  • Cuide para não assumir uma postura agressiva ou irritada. Aqui a dica é usar o tom de conversa;
  • Tenha certeza de que os ouvintes estão acompanhando o seu raciocínio.

Além da comunicação assertiva, há outras formas e técnicas de comunicação que podem, ou não, ser efetivas no desenvolvimento e crescimento da sua empresa. Entre elas temos:

 

Comunicação consultiva

Neste modelo os comunicadores tentam identificar os problemas e as necessidades, atuando como um aliado aos demais colaboradores.

 

Comunicação técnica


Por sua vez, a comunicação técnica é, como o nome mesmo demonstra, uma maneira de informar assuntos técnicos, criando gráficos, sites, ilustrações e outros recursos.

Comunicação superficial


Já a comunicação superficial é limitada e sem aprofundamentos. Os temas tratados são definidos e pré-estabelecidos, sendo previsíveis e sem grandes interações entre os envolvidos.

 

Comunicação afetiva


Outro modelo de comunicação é a afetiva. Nela, os gestores focam nos sentimentos das pessoas para guiar a maneira com que irão se expressar.

Agora, a pergunta é: qual o tipo de comunicação presente na sua empresa? Deseja mudar, mas não sabe como começar? Entre em contato conosco! Nossos especialistas poderão te orientar sobre a melhor forma de comunicar e como engajar os seus colaboradores com os objetivos e missão da sua empresa!

 

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