MD Recursos Humanos | Vaga de Emprego | Chapecó | Desafios da área de recursos humanos para 2021
16043
post-template-default,single,single-post,postid-16043,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,footer_responsive_adv,qode-theme-ver-9.2,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive

Desafios da área de recursos humanos para 2021

Desafios da área de recursos humanos para 2021

O ano de 2020 ainda não acabou, mas podemos dizer, com toda certeza, que foi muito desafiador. Relacionamentos, formas de convívio e de trabalho precisaram ser adaptadas e, em muitos casos, ser reinventadas. Para o setor de RH não foi diferente, aliás, esse foi um dos que mais precisaram atuar dentro das organizações, pensando estratégias para que todos os funcionários tivessem suas necessidades atendidas, além de colocar em práticas as normas de adequações estabelecidas pelo Governo Federal, Estadual e Municipal.

Esse cenário, de atuação dos profissionais de RH e dependência dos outros setores, devem continuar para o ano que vem. Para auxiliar nesse momento de transição de ano e preparar esses colaboradores para os desafios que poderão encontrar, separamos alguns pontos que poderão ser obstáculos para a área de recursos humanos em 2021. Confira:

Captação e retenção de talentos

            Entre as principais obrigações do setor de RH estão a captação e a retenção de colaboradores. Para o ano que vem, essa competência promete ser, ainda mais, desafiadora, afinal, durante a quarentena se comprovou que é possível sim trabalhar em regime de home office de maneira eficiente e produtiva. Dessa forma, é possível que a demanda por colaboradores específicos, como profissionais de TI, seja maior e o número de profissionais capacitados disponíveis para contratação seja menor.

A dica aqui é pensar processos estratégicos, completos e enxutos para selecionar novos profissionais e manter os que já fazem parte do seu time de colaboradores.

Home office como modelo de trabalho

Até o início da pandemia, o regime de trabalho em home office era visto como um benefício aos colaboradores. Contudo, com o passar dos meses, o trabalho remoto se tornou um novo modelo. Com isso, as empresas podem criar modelos de trabalho, onde os colaboradores atuem nos locais em que sejam mais produtivos. Para isso, é necessário que acordos sejam firmados e que o setor de RH pense formas de comunicar e de treinar a distância.

Sua empresa precisa de ajuda para planejar ações, estruturar o setor de RH e realizar contratações? Então, entre em contato! Nossos especialistas poderão orientar e realizar todos os processos!

#rh2021 #estruturarh2021 #desafiosrh2021 #rhchapeco #dicasderh