MD Recursos Humanos | Vaga de Emprego | Chapecó | Plano de carreira: Sua empresa precisa ter um
16102
post-template-default,single,single-post,postid-16102,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,footer_responsive_adv,qode-theme-ver-9.2,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive

Plano de carreira: Sua empresa precisa ter um

Plano de carreira: Sua empresa precisa ter um

Uma empresa eficiente e atualizada entende que é importante saber como elaborar um plano de carreira para seus funcionários. Com a competitividade atual, é necessário que as organizações mantenham seus colaboradores motivados e em desenvolvimento.

Nesse sentido, o plano de carreira colabora não só com o crescimento do funcionário, mas também com a solidificação da marca. Muitas empresas não sabem como elaborar um plano de carreira. Com a inconstância do mercado, os colaboradores estão ficando cada vez menos tempo nas organizações.

Afinal, todos buscam satisfação, e, ainda que esta não seja encontrada no dinheiro, tenha em mente que sua empresa deve respeitar e reconhecer o funcionário, pois isso é fundamental para que ele queira continuar.

O plano de carreira é um planejamento completo, com metas e caminhos para o crescimento profissional de seus colaboradores. Esse planejamento serve como um guia para a carreira e pode incluir diversas diretrizes — promoções de cargos, reajuste salarial. aumento das responsabilidades e treinamentos.

Mas de nada adianta apenas desenvolver o planejamento e não o apresentar para seus colaboradores. Todo funcionário deve ter consciência do caminho que pode seguir dentro da empresa em que trabalha.

O plano de carreira pode até funcionar como um benefício, sendo de extrema importância para a motivação de sua equipe, como um mapa do desenvolvimento.

Além disso, é importante ressaltar que ele pode ser decisivo na tomada de decisão dos funcionários, pois o planejamento oferece segurança, estabilidade e reconhecimento pelo trabalho de cada um.

O plano de carreira tem como finalidade traçar um curso para os colaboradores da organização, alinhando-os aos objetivos da empresa. No entanto, ele também é uma excelente estratégia para incentivar e engajar os funcionários.

Afinal, eles irão ser motivados a coletar informações sobre sua atual situação na empresa e também como profissional no mercado. Dessa forma, eles podem entender quais competências e habilidades precisam desenvolver, além de traçar metas e buscar alcançar um objetivo já definido.

Não só os colaboradores passam a ter estratégias para as suas carreiras, mas com esse planejamento, o RH pode trabalhar para ajudar no crescimento dos profissionais, seguindo caminhos mais assertivos de desenvolvimento e, consequentemente, impactando os resultados dos negócios.

Portanto, o plano também aumenta a eficácia da gestão de recursos humanos.

Todos esses fatores motivam os colaboradores e aumentam a satisfação no trabalho.

Com isso, alguns resultados aparecem: diminuição da taxa de rotatividade (turnover), retenção de talentos, profissionais bem capacitados, alta produtividade, dentre muitos outros. Na verdade, os dois lados saem ganhando!

 

Quais benefícios o plano de carreira traz para a empresa?

Esse planejamento ajuda a empresa a manter seu fluxograma organizado. Funciona também para aproximar os gestores de seus subordinados, já que tem caráter integrador.

O plano de carreira ainda oferece outras vantagens além dessas. A seguir, mostramos quais são os principais benefícios.

Colabora para encontrar os funcionários mais qualificados

Por meio do plano de carreira, a empresa aponta quais são os requisitos para a ocupação de vagas e cargos internos. Essas informações ajudam o RH durante os processos de recrutamento e seleção, tanto na identificação quanto na contratação, de profissionais alinhados com os objetivos na organização.

Transparência nos processos seletivos

O RH pode compartilhar o plano interno de carreira com os candidatos de um processo seletivo. Essa transparência estimula os candidatos interessados na vaga a darem o melhor de si nas etapas do recrutamento.

Por outro lado, os profissionais que não gostarem do modelo do plano de carreira, tendem a deixar o processo seletivo. Sendo assim, os recrutadores não perdem tempo e esforço com candidatos que não ficariam felizes trabalhando na empresa.

Melhora a produtividade dos trabalhadores

Ao perceberem que a trajetória profissional é estruturada, os colaboradores se sentem motivados no trabalho. Uma vez que, eles sabem exatamente onde podem chegar quando tem um bom desempenho interno. Além disso, o RH cria um senso de valorização pelo bom trabalho prestado pelos profissionais.

Diminuir turnover

O plano de carreira ajuda também na redução da rotatividade (turnover) de colaboradores. Isso acontece diante da perspectiva de uma promoção, progresso profissional ou possibilidade de novas responsabilidades. Dessa forma, os membros dos times pensam duas vezes antes de aceitar outra proposta de emprego.

Retém talentos

Colaboradores talentosos precisam sentir que suas habilidades e competências são valorizadas pela empresa. Do contrário, eles migraram para organizações que os valorizem. Para que isso não ocorra, é importante um plano de carreira que explore todo o potencial dos talentos interno

 

#MDRH #MDRECURSOSHUMANOS #RH #RECRUTAMENTO #RECRUTAMENTOESELECAO #SELECAO #CURRICULO #PLANODECARREIRA #RETERTALENTOS #



Converse no WhatsApp
Necessita de ajuda?
Olá, podemos te ajudar?